Restauração dentária e o plano odontológico com aparelho
Quando um ou mais elementos dentários sofrem com os efeitos da cárie, não apenas a estética é comprometida, como também a saúde como um todo. A restauração dentária, também conhecida como obturação, é classificada como um tratamento que atua no resgate das funções e, aparência dos dentes. Este é um procedimento que pode ser evitado ou, ainda, tratado pela cobertura de um plano odontológico com aparelho. Neste cenário, o dentista remove a parcela interna do dente que está corroída, limpa toda a região atingida, e então, preenche a cavidade com um elemento de restauração. Quando o dentista sela essa profundidade, também está prevenindo o paciente de ter uma nova deterioração daquele dente.
Ainda que, faça parte da assistência de um plano odontológico com aparelho, somente será realizada uma restauração após a avaliação do dentista. Considerando que, existe a aplicação de anestesia local e, trata-se de um procedimento no qual verifica-se a oclusão da arcada dentária, para que o paciente não desenvolva complicações de mastigação e articulação.
Será que eu preciso de um plano odontológico com aparelho?
Em suma, essa é uma questão que, depende das suas considerações para com a saúde dos dentes e do corpo em geral. Claro que se você notou alguma mudança no aspecto natural dos dentes ou tem sentido dores, pode ser que algo não esteja indo bem e, é um sinal para que você considere a adesão de um plano odontológico com aparelho. Esse tipo de assistência pode favorecer a realização de exames complementares, como as radiografias.
O plano odontológico com aparelho adequado será determinado pelas suas necessidades particulares e, os valores dependem da gravidade e extensão dos problemas preestabelecidos. Nos casos de soluções básicas, a restauração é facilmente incluída no pacote. De qualquer maneira, além de, conhecer o que é em si uma restauração, vale a pena entender melhor os tipos disponíveis que, o seu plano odontológico com aparelho poderá indicar. Dentre os principais estão:
- Restauração de porcelana;
- Restauração de ouro;
- Restauração por resina composta;
- Restauração de amálgama (prata).
Escolhendo plano odontológico com aparelho
Ter um plano odontológico com aparelho é, sem dúvidas, um incentivo para que o beneficiário mantenha assíduas as visitas ao consultório do dentista e, assim estar cuidando melhor dos seus dentes. Além do mais, trata-se de um recurso essencial e tranquilizador nos momentos de emergência. Contudo, é válido alertar que, nem sempre o plano odontológico com aparelho cobre determinados procedimentos.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) institui um rol de tratamentos mínimos, em que a restauração dentária está entre esses procedimentos. Ou seja, independente do tipo de plano odontológico com aparelho, a restauração faz parte da cobertura. O que principal quesito que, o interessado na adesão de um convênio dentário deve se atentar é que, geralmente, não são todos os profissionais da rede de credenciamento que realizam esse tipo de procedimento através da cobertura do plano odontológico com aparelho. Contudo, de uma maneira geral, é possível realizar o procedimento sem custos adicionais.