Adesão de plano odontológico plano odontológico ortodontia
Se você não tem o costume de fazer visitas regulares ao dentista, saiba que, a saúde bucal é muito importante para o bom funcionamento do corpo como um todo e, negligenciar os cuidados básicos, pode acabar custando caro. Uma boa opção para se ver livre de imprevistos indesejáveis, é contratar um plano odontológico ortodontia. Com certeza você já ouviu as indicações de que é preciso consultar o dentista, pelo menos, uma vez ao ano, afinal, essa é uma afirmação comum. Contudo, existe um grande problema em se pensar que, para evitar doenças bucais, basta visitar o consultório dentário anualmente. Essa colocação exemplifica o quanto a população brasileira descuida da saúde bucal.
No entanto, esse conselho não deve ser tido como verdadeiro, afinal, independentemente da propensão a enfermidades gengivais, outros fatores, como o envelhecimento natural e, os hábitos alimentares, tornam necessárias consultas mais assíduas ao dentista. A questão é que, mesmo os serviços mais básicos e em conta, quando realizados regularmente, podem pesar no bolso. A melhor opção para os que costumam sofrer com complicações dentárias ou, os que desejam manter em ordem a saúde bucal, sem dúvidas, é a adesão a um plano odontológico ortodontia.
Como funciona o plano odontológico ortodontia
O plano odontológico ortodontia é muito parecido com o plano de saúde convencional. Mediante o pagamento de uma tarifa mensal, o conveniado tem acesso ao atendimento dentário em uma rede de credenciamento. Cada tipo de plano odontológico ortodontia possui uma cobertura diferente, de acordo com o custo da mensalidade.
Alguns formatos cobrem apenas procedimentos ortodônticos mais simples, enquanto outros incluem, ainda, os de maior complexidade, como a extração de sisos. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) exige uma listagem mínima de serviços que, devem fazer parte da cobertura dos convênios.
Sendo assim, incrementam o rol de cobertura de todos o plano odontológico ortodontia, procedimentos como:
- Restaurações;
- Tratamento de cáries;
- Limpeza;
- Remoção de tártaro;
- Aplicações de flúor.
Os exames de raios-X também costumam ser acrescidos e, determinados modelos abrangem, ainda procedimentos de maior complexidade, como o tratamento de canal, pequenas cirurgias e biópsias. Ademais, algumas operadoras disponibilizam a assistência em situações de emergência, 24 horas. Porém, os atendimentos de cunho estética, como o clareamento, normalmente, não são assistidos.
Plano odontológico ortodontia também cobre implante?
Outra questão comum é, se o plano odontológico ortodontia cobre implantes dentários e próteses. A maioria não atende a colocação de implantes, mas alguma pode cobrir a fabricação das próteses artificiais. A não ser que, você faça parte do minúsculo grupo de pessoas que nunca sofreram com cáries ou outro tipo de incômodo na boca, a contratação de um plano odontológico ortodontia só tem benefícios a oferecer.
Mesmo ao se considerar um procedimento trivial, como a profilaxia, ou uma simples consulta de rotina, pode sair mais caro do que a taxa mensal de um plano. Ou seja, colocando na ponta do lápis, o valor dos procedimentos, não é difícil perceber que é muito mais vantajoso aderir a um plano odontológico ortodontia.