Você sabe quanto custa um plano odontológico?
Você já deve saber o quão essencial é manter em ordem os cuidados para com a saúde dos dentes e da boca em geral. E, justamente, por compartilhar dessa preocupação, cada vez mais têm aumentado o número de beneficiários que, complementam o serviço de assistência a saúde privada. Sendo assim, é possível a realização de diversos procedimentos sem ter a preocupação com o custo individual de cada um dos serviços. Mas, afinal quanto custa um plano odontológico?
Os convênios odontológicos são desenvolvidos para promover a assistência a saúde bucal de qualidade e, sem que para isso seja necessário despender de gastos excessivos. Com esse suporte, o conveniado tem a cobertura de dezenas de profissionais pertencentes a diferentes especialidades, assim como pode contar com procedimentos padrões, a exemplo da profilaxia, fluorterapia, ortodontia, restaurações estéticas e, clareamentos. Além de, estar apto a incluir serviços mais específicos como a endodontia - também conhecida como tratamento de canal.
A possibilidade de efetuar cada um desses atendimentos dependerá, exclusivamente, do formato que o usuário contratar. Por esse motivo, é essencial pesquisar as opções disponíveis, avaliando quanto custa um plano odontológico e, assim compreender quais são as reais necessidades, antes da assinatura do contrato. Ainda, é válida a lembrança de que, diversas doenças físicas podem ser potencializadas pela negligência quanto a saúde da sua boca. Então, pense que, independente do quanto custa um plano odontológico, este serviço pode ser útil em sua lista de investimentos.
Importância das coberturas e quanto custa um plano odontológico
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é o órgão responsável pela fiscalização dos serviços prestados pelos planos de saúde. E, é ele quem regulamenta:
- Quanto custa um plano odontológico;
- Cobertura;
- Abrangência;
- Assistência 24 horas.
Assim como outros quesitos cruciais que irão permitir a adesão de um atendimento com qualidade. A cobertura de um convênio diz respeito a listagem de procedimentos e tratamentos que, a seguradora dá direito a usufruir, posteriormente a assinatura do contrato. Esse rol de serviços é o principal fator de peso para influenciar no quanto custa um plano odontológico.
Para a ANS, existe uma regra com o rol de serviços mínimos que, as companhias devem disponibilizar aos beneficiários. E, não se pode deixar de consultá-la para obter informações específicas dos direitos como consumidor.
Entenda quanto custa um plano odontológico
Para entender quanto custa um plano odontológico, deve-se ter conhecimento de que o custo dos convênios depende diretamente do modelo de cobertura e assistência contratadas. Em um estudo realizado pela Proteste, no ano 2017, mostrou o ranking que analisa o desempenho das principais seguradoras de planos de saúde.
A pesquisa levou em conta alguns critérios, como a rede de credenciamento, coparticipação, assistência e carência para tratamentos mais específicos e, através da checagem de dados como estes, é possível que, o interessado na contratação desse tipo de serviço, tenha uma ideia de quanto custa um plano odontológico. Instituições como esta, podem ajudar a entender as divergências entre algumas seguradoras e, assim, é possível analisar as características e, expandir a sua capacidade de escolha.